Candidaturas Autárquicas 2021

Mensagem do Mandatário

Caros membros da Iniciativa Liberal Coimbra, candidatos independentes e simpatizantes,

Enquanto mandatário das candidaturas da Iniciativa Liberal Coimbra à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal para as eleições autárquicas de 2021, sinto uma enorme honra em ter sido o rosto que entregou o resultado de um enorme esforço coletivo para apresentar uma alternativa liberal aos Conimbricenses.


Gostaria de partilhar convosco o meu agradecimento sincero!

À comissão executiva da Iniciativa Liberal pelo voto de confiança na equipa de coordenação do núcleo de Coimbra; a todos os membros, independentes, simpatizantes e tantos que apoiaram a decisão e se comprometeram com este projeto de construção de um futuro melhor para Coimbra, a nossa região e para Portugal; à equipa que trabalhou de forma mais intensa na criação do programa autárquico com que nos apresentamos a eleições; aos cabeças de lista que dão rosto e são o coração deste projeto ambicioso e de responsabilidade cívica; e à equipa de coordenação local, em especial, ao Carlos Boto, que desde que assumiu a coordenação tem procurado liderar pelo exemplo. Obrigado a todos!

Que diagnóstico fazemos da cidade e concelho de Coimbra, bem como da região, que nos leva a concorrer?

Tal como no país, existe pouca liberdade política em Coimbra. O Partido Socialista tem colonizado quase todas as instituições públicas, incentivando o receio de muitos funcionários e cidadãos em dizer o que pensam. Sentimos também que muitas decisões do aparelho estatal não estão ancoradas em critérios de eficiência ou mérito. O resultado disso é o prejuízo da comunidade, apesar da retórica em sentido oposto, especialidade transversal aos socialistas, de António Costa a Manuel Machado.

Também existe pouca liberdade social em Coimbra. Sentimos que as elites da cidade são em muitas áreas paroquiais e endogâmicas. Essa realidade leva muitas vezes a que seja colocado de lado o bem comum, em nome da camaradagem, dos laços familiares ou de exercícios intelectuais estéreis, sem foco em dar mais oportunidades aos conimbricenses, o fim de qualquer política pública inteligente.

Também em Coimbra existe pouca liberdade económica. Como é possível que um concelho com as nossas características, com o nosso potencial, esteja a perder população e cada vez mais longe de ser a cidade de referência, a seguir a Lisboa e Porto? Numa palavra, o peso de um hiperestatismo, apesar de cidades como Aveiro, Leiria ou Viseu sugerirem a importância duma cultura de empreendedorismo social, empresarial e ambiental que valorize os exemplos da sociedade civil que inspiram o melhor de cada um de nós.

Que soluções oferecemos? A nossa versão de liberalismo social. Acreditamos que na base do que fazemos está uma forma diferente de olhar para a História, para a cultura, a psicologia de um povo, o nosso povo. Dizemos usualmente que somos contracultura; em vez de conformados, lutamos pela superação do status quo; em vez de conservadores de direita ou de esquerda, somos inovadores. Afirmamos ser irreverentes e rebeldes responsáveis. Em geral, é isso que demonstramos no perfil e percurso pessoal dos nossos candidatos, incluindo no dos nossos cabeças de lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, Tiago Meireles Ribeiro e Patrícia Ramos Pinto, tanto em áreas empresariais como em trabalho social.

Obrigado pela vossa dedicação à causa pública e à comunidade.

Eu escolho Coimbra! Nós escolhemos Coimbra!

Abraço a todos!

Podem acompanhar o desenvolvimento da campanha em www.coimbraliberal.pt

#EuEscolhoCoimbra #PoliticaConsciente

João Leitão

Membro Fundador da Iniciativa Liberal Coimbra e Mandatário Autárquico 2021

Comentários

Mensagens populares